Quem somos nós
Dominike
Dominike viu o Maracutaia ensaiar na Praça XV, em 2019 – quando tinha 5 anos – e fez os tios entrarem no bloco com ela.
Nossa pequena bailarina, se apresenta como “lapeira”, que gosta da Lapa, bairro onde o bloco toca Maracatu e é a integrante mais jovem do grupo.
“Vi o bloco na rua, gostei e queria dançar… a gente voltou, a dinda entrou em contato com a Lais, perguntou se eu podia entrar no grupo… e eu fui!”
“Sinto muita alegria e felicidade em dançar!”
Nana Orlandi
Nana Orlandi é uma das fundadoras do Grupo Maracutaia e desde então faz parte do núcleo de pesquisa e produção musical como cantora, percussionista e compositora. Também é integrante do coletivo etnohaus e faz parte do núcleo de produção, idealizando, formatando e executando projetos realizados pelo Maracutaia.
Lina Miguel
Coordenadora e regente do Maracutaia desde 2010, é cantora, compositora e integrante do Grupo de produção musical. Arte educadora pela UERJ e produtora cultural, assina desenvolvimento e gestão dos projetos do coletivo.
Tyaro
Multi-artista, ativista da causa LGBTQIA+, não-binarie. Participou do corpo de dança do Maracutaia entre 2010 e 2017. Integrou o Grupo de produção musical, participando do Bailijesá e do Boca de Nego, cantando e compondo diversas canções, assim como, toadas do bloco.
Laís Salgueiro
Laís Salgueiro é mãe, coordenadora, professora de dança e bailarina do Maracutaia.
Fundadora da oficina Danças e Expressões do grupo, onde desenvolve, desde 2014, um projeto artístico e pedagógico que cruza dança, antropologia e abordagens somáticas do movimento.
Jéssica Oliveira
Professora e educadora. Começou a tocar maracatu em 2009 e hoje é coordenadora e regente do Rio Maracatu. Com o Maracutaia, Já coordenou o naipe de agbês e hoje é umas das pessoas coordenada e apita o bloco.
Sandra Oliveira
Arte educadora e arte produtora, atua na criação de adereços e objetos dos cortejos, é madrinha do Maracutaia e responsável pela confecção e condução do estandarte do bloco.
Pedro Rondon
Músico e Produtor Musical , formado em Cordas Dedilhadas pelo Conservatório. Percussionista batuqueiro do Grupo Maracutaia desde 2008. Também assina a produção musical do disco de toadas do Maracutaia.
Miguel Jorge
Laís Salgueiro é mãe, coordenadora, professora de dança e bailarina do Maracutaia.
Fundadora da oficina Danças e Expressões do grupo, onde desenvolve, desde 2014, um projeto artístico e pedagógico que cruza dança, antropologia e abordagens somáticas do movimento.
Thiago Di Deus
Carioca, nascido e criado no Subúrbio do Rio, percussionista e um dos fundadores do Grupo Maracutaia , tendo participado como integrante do Grupo de produção musical nos projetos Boca de Nego , Bailijesá e Toadas do Bloco. Atualmente trabalha como Técnico de Som e Microfonista em Produções Audiovisuais.
Mari Peixoto
Paraense, meio Carioca e Paulista no papel. Bibliotecária atuante, mãe, dinda e catirina do Maracutaia desde 2017. Acompanha o Maracutaia desde sua criação, mas só em 2017 iniciou a dança. Atualmente também atua em diversas ações dentro do Bloco, como organização e execução do projeto “Apoie um Maracatu”, participação da Oficina Danças e Expressões e diversos projetos da Oficina, tais como “Encantamentos”, “Entrecruzos”, Projeto “Ajo”, dentre outros.
Rodrigo Passos
Publicitário de formação, mas com o Maracatu cravado no coração, começou a batucar em 2005, no Rio Maracatu, e desde então não larga mais o osso. Está no bloco do Maracutaia desde 2017 e é também um dos co-autores deste site.